Suas crenças pessoais podem estar atrapalhando a realização de seus sonhos. Entenda o conceito de “mindset” – Parte I

Mindset.jpg

A renomada psicóloga e professora Carol Dweck, da Universidade de Stanford, é uma das maiores especialistas em sucesso e motivação. Ela percebeu que a nossa atitude mental tem muito mais poder na busca pelo sucesso do que nossas habilidades e talentos. Os resultados de décadas de pesquisas nesse sentido são apresentados no livro “Mindset” – e, por serem tão inovadores, serão abordados nos próximos três textos do blog. A ideia é que possamos usar esses aprendizados para o desenvolvimento do nosso potencial e para alcançar nossos objetivos e sonhos.


A base do entendimento dos diferentes mindsets vem do poder das CRENÇAS PESSOAIS, que têm forte influência sobre aquilo que desejamos e sobre as chances de consegui-lo. A mudança de uma simples crença a respeito de si mesmo ou de outra pessoa é capaz de produzir efeitos profundos. Uma grande parcela do que você acredita ser sua personalidade na verdade é gerada por esse mindset, assim como muito do que impede a realização de seu potencial.


Para começar a entender esse conceito, é preciso primeiramente compreender as diferenças de cada mindset:

Mindset fixo – se baseia na crença que as qualidades são imutáveis.

Mindset de crescimento – se baseia na crença de que cada um de nós é capaz de se modificar e se desenvolver por meio do esforço e da experiência.


Como pode uma crença ter o poder de transformar sua vida? É simples: a opinião que você adota a respeito de si mesmo afeta profundamente a maneira pela qual você vive. Acreditar que suas qualidades são imutáveis cria uma necessidade constante de provar a si mesmo seu valor, enquanto que acreditar que é possível desenvolver as qualidades desejadas cria uma paixão pelo aprendizado e pela sua evolução.

O mindset de crescimento permite às pessoas prosperar mesmo nos momentos mais desafiadores de suas vidas, uma vez que elas acreditam que são capazes de se aperfeiçoar.


Quer saber qual mindset principal que está orientando a sua vida?

Então pare um minuto e faça esse exercício do livro: Mindset, a nova psicologia do sucesso.

Leia as afirmativas a seguir e responda se, no geral, você concorda ou não com as frases:

1.      Sua inteligência é algo muito pessoal e você não pode transformá-la consideravelmente.

2.      Você é capaz de aprender coisas novas mas, na verdade, não pode mudar seu nível de inteligência.

3.      Qualquer que seja seu nível de inteligência, sempre é possível modificá-lo.

4.      Você é capaz de mudar substancialmente seu nível de inteligência.

As afirmativas 1 e 2 referem-se ao mindset fixo. As de número 3 e 4 refletem o mindset de crescimento. Com qual dos dois grupos você mais se identifica? Pode ser que sua resposta seja mista, pois é possível que tenhamos um pouco de cada mindset. Entretanto todos nós nos inclinamos mais para um grupo do que para outro.

Tente também substituir “inteligência” nas frases acima por outras capacidades como “aptidão para os esportes”, “sensibilidade para as artes”, “tino comercial”, “capacidade analítica”, etc.


O mindset fixo faz com que você se preocupe com a forma pela qual será avaliado, enquanto que o de crescimento torna-o engajado com seu aperfeiçoamento.

O mais empolgante disso tudo é que você é capaz de mudar seu mindset! Vou falar deste assunto no próximo texto. Até lá!