Desmistificando o PROPÓSITO: por que ele está tão em evidência atualmente? Por que parece tão difícil de encontrá-lo?

Mais do que nunca, vivemos hoje a era da realização. Buscamos um propósito por meio do nosso trabalho. Queremos nos sentir realizados exercendo nossos talentos, valores e motivações em nossas carreiras. 


E por que tanto tem se falado em propósito? 


Todos temos uma vocação e uma missão. E somos únicos. Dessa forma, podemos dizer que o propósito de cada um é tão único quanto sua oportunidade de implementá-lo. Ele é nossa bússola, nossa motivação mais forte. E descobri-lo permite a expressão mais verdadeira de cada ser humano.


Mas afinal, como encontrar nosso propósito por meio do trabalho com significado?


Pesquisas mostram que 80% das pessoas no mundo se sentem insatisfeitas com seu trabalho e não estão engajadas. É muita gente que não consegue exercer seu propósito, não acham? Não podemos abrir mão da nossa realização e de contribuirmos para um mundo melhor!

A boa notícia é que, para sentir essa contribuição e esse significado, o trabalho não precisa necessariamente englobar o desenvolvimento de um aplicativo revolucionário para a vida das pessoas em geral, ou erradicar a pobreza em uma comunidade, ou ainda auxiliar na pesquisa para a cura do câncer. Essa, aliás, é uma ilusão equivocada de muitas pessoas: que o propósito precisa necessariamente ser algo extraordinário e grandioso!

Um trabalho com importância menos profunda para a sociedade pode ser indispensável se agregar valor para algo ou alguém. Pode ser simplesmente desenvolver um produto útil para seu cliente ou fornecer um serviço genuinamente relevante para sua comunidade. Pode ser ainda apoiar constantemente os colegas de trabalho em seu desenvolvimento ou incrementar os lucros de sua empresa, reduzindo ineficácias e desperdícios em uma linha de produção.

Seja o propósito rebuscado ou simples, o que importa é que o mesmo tenha significado para a pessoa que o exerce, e que seja claro como seu esforço pessoal impacta os demais e contribui para tornar algo melhor.


Faz sentido? Convido então você a começar já a refletir sobre seu propósito!