Como promover mudanças efetivas em minha vida? – Parte 2

No último post do blog falei sobre como iniciar um processo de mudança em qualquer área da vida (emocional, financeira, profissional, física, etc.). Hoje trago outras três dicas que completam esse processo de reflexão e orientam para a ação!

Depositphotos_38461755_m-2015.jpg

Dica #3: Faça uma lista dos três PONTOS FRACOS mais importantes nesse momento da sua vida


O que você percebe que atrapalha o seu dia-a-dia e dificulta o processo para atingir seus objetivos mais importantes?

Eu sugiro que você comece escolhendo aquele ponto fraco que mais atrapalha nesse momento da sua vida. Agora pense em alguma situação específica em que você, mesmo com essa dificuldade, conseguiu ter sucesso. Exemplo: se um ponto fraco seu é a ansiedade, pense em uma situação em que você conseguiu controlá-la e obteve sucesso. Eu tenho certeza de que em algum momento da vida você conseguiu deixar a sua ansiedade de lado.

Perceba o que foi exatamente que você fez que lhe ajudou a conquistar seu objetivo. Faça uma lista detalhada de cada uma das suas ações e reflita: o que eu posso pegar de aprendizado e usar para que numa próxima situação ela não me atrapalhe? Com base nessa experiência de sucesso, que ações eu posso tomar nesta nova ocasião para não deixar que a ansiedade me atrapalhe?

Pense então em alguma oportunidade específica ou em um desafio que você tenha neste momento da vida para praticar essa habilidade e liste possíveis ações que possa tomar. Não precisa ser um desafio tão complexo.

Faça uma lista dos seus três pontos fracos, pense em uma oportunidade para exercitar cada um deles e defina quais as possíveis ações a serem tomadas.


Uma vez tendo em mente suas fortalezas, pontos a desenvolver e valores, é hora de pensar no futuro desejado: quais são as metas e objetivos para aquela área da sua vida?


Dica #4: Faça uma lista das suas METAS


Você consegue dizer com clareza quais são as suas metas e objetivos? Como é que saberemos que alcançamos algo e chegamos lá, se não temos uma lista das nossas metas de vida? Alcançá-las nos dá uma sensação de realização, conquista e plenitude.

Cada um tem objetivos diferentes. O que é importante para você talvez não seja para outra pessoa. Alguns querem dar a volta ao mundo, conhecer diferentes lugares e culturas. Para outros, ter a casa própria é a prioridade.


Eu sugiro então que você comece hoje a listar suas metas e seus objetivos mais importantes. Tendo expandido seu autoconhecimento e refletido sobre onde quer chegar, é hora de traçar um plano de ação.


Dica #5: Defina um plano de AÇÃO


Descreva passo-a-passo o que pretende fazer para alcançar seus objetivos. Liste as ações em ordem cronológica, com datas e prazos para a realização de cada uma. É importante pensar quais são os possíveis obstáculos e o que poderá ser feito caso eles apareçam.


Assim que finalizar seu plano de ação, respire fundo e coragem: é hora de agir. As chances de promover a tão almejada mudança, agora de forma planejada e consciente, são expressivamente maiores!

 

Boa sorte!