Como promover mudanças efetivas na minha vida? – Parte 1

a-l-117993.jpg

Quero e tento mudar uma questão na minha vida mas não consigo. Essa é uma das frases que mais ouço dos meus novos clientes de coaching. Mas qual a razão de muitas vezes não conseguirmos nos mover para sair de uma situação que não nos agrada e não nos faz felizes?

Para promover mudanças em qualquer área (emocional, financeira, profissional, física, etc.), alguns fatores são absolutamente fundamentais. Precisamos nos conhecer e saber onde queremos chegar. A ação é essencial, mas o autoconhecimento é fundamental para direcioná-la.

Para ajudá-lo nesse processo, separei algumas dicas preciosas. Nesse artigo falarei sobre duas delas e, no próximo post, abordarei mais três.


Dica #1: Faça uma lista dos seus VALORES mais importantes


Para que você se sinta feliz e satisfeito em qualquer área de sua vida, seja no trabalho, nos relacionamentos ou na sua vida pessoal, é fundamental que você saiba quais são os valores que norteiam suas escolhas. Algumas pessoas valorizam mais o dinheiro do que o tempo livre e a flexibilidade de horários, por exemplo. Outras valorizam mais suas carreiras do que os seus hobbies.

Por isso é fundamental fazer esse exercício de autoconhecimento com base nos seus desejos e nas suas necessidades. Faça uma lista dos valores mais relevantes para você, começando pelos mais importantes.


Dica #2: Faça uma lista dos seus três maiores TALENTOS


Para que você caminhe no processo de autoconhecimento, é fundamental que tenha consciência sobre quais são seus maiores talentos.

Cada pessoa é única e essa é a graça da vida. O que você percebe que é fácil e espontâneo para você? Quais os talentos naturais que as pessoas reconhecem e dizem que você faz bem, naturalmente e sem esforço?

Pense naquelas situações nas quais você obteve sucesso ao longo da vida, quando conquistou algo relevante ou quando se destacou perante outras pessoas. Muito provavelmente você usou algum dos seus três maiores talentos.

Então eu proponho que você faça uma lista dos seus três talentos mais importantes. Esse é mais um passo fundamental para o seu autoconhecimento!


Aproveite o final de semana para refletir sobre esses pontos e não perca o próximo texto, que trará outras dicas importantes para concretizar as mudanças que você tanto almeja!